De “férias” do Kid Abelha e do Barão Vermelho, músicos mostram trabalho autoral

Felipe Shikama

Os músicos George Israel, saxofonista do Kid Abelha, e Rodrigo Santos, contra-baixista do Barão Vermelho, se apresentam amanhã no Sesc Sorocaba, a partir das 20h. No repertório, além dos diversos “hits” já conhecidos pelo grande público, nas vozes de Paula Toller e Frejat, versões inusitadas de Beatles e Novos Baianos se alternam com novos trabalhos autorais.

Amigos de longa data, a dupla vai apresentar pela primeira vez fora do Rio de Janeiro “a sinergia musical que antes ficava restrita aos encontros em volta da fogueira”, conforme conta George Israel. Paralelamente às carreiras de instrumentistas, ambos aproveitam a pausa dada pelas respectivas bandas para realizar novas parcerias, composições e divulgar trabalho solo.

Segundo George Israel, que já está em seu segundo CD autoral intitulado “Distorções do Meu Jardim”, o papel de saxofonista do Kid Abelha é apenas uma de suas facetas. “Também componho e sinto que ainda tenho muitas coisas para criar e que vão além do trabalho proposto pela banda”.

Para Rodrigo, graças às férias do Barão Vermelho, que pode durar cerca de quatro anos, tem sido possível investir na carreira solo. No fim do ano passado, ele lançou seu primeiro trabalho solo com o disco “Um Pouco Mais de Calma”. “Iniciar uma nova carreira depois de tantos anos de estrada com o Barão é quase como recomeçar do zero. A vantagem é que tenho uma credencial chamada Barão Vermelho que, na minha opinião, é a melhor banda de rock do Brasil. Mas tenho que trabalhar de verdade, não posso ficar esperando as coisas caírem do céu”, afirma.

Para George, outra vantagem, além de também integrar uma das bandas mais bem sucedidas do país, é o amadurecimento musical alcançado ao longo dos anos. “Diferente da banda, a carreira solo é importante porque me permite expor mais, me permite tocar com outros músicos e responder pela história que eu mesmo conto”.

A parceria, de acordo com a dupla, celebra uma amizade musical de 25 anos. “Acho que é bacana ver que depois de tantos anos de estrada, ele no Barão e eu no Kid, estamos com disposição de tocar e criar coisas novas. Essa é a essência da música, o prazer em tocar junto”, finaliza Rodrigo Santos. No show, a dupla toca violões, bandolim, baixo, sax e flauta e tem o acompanhamento do percussionista João Hermeto.

Os ingressos estão à venda na central de atendimento do Sesc e podem ser adquiridos aos preços de R$ 2,00 para comerciários matriculados no Sesc; R$ 5,00 para estudantes, pessoas acima de 60 anos e usuários matriculados no Sesc e R$ 10,00 para demais interessados. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone  (15) 3332-9933  . O Sesc fica na Avenida Washington Luiz, 446.

Rodrigo Santos é parceiro de João Estrella

Além da carreira solo e de contra-baixista do Barão Vermelho, Rodrigo Santos divide sua experiência musical com diversos outros projetos. Um dos trabalhos mais recentes foi a participação, em duas faixas, no disco do produtor musical João Guilherme Estrella – protagonizado por Selton Melo no filme “Meu nome não é Johnny” – com lançamento previsto para março.

“Eu e o João Guilherme somos amigos desde a infância. Inclusive, eu também entrei na mesma roubada que a dele. Sou ex-dependente químico e também consegui sair dessa vida”. Hoje, coordenador do Centro de Apoio a Dependentes, no Rio de Janeiro, Rodrigo Santos acredita que a questão das drogas deve ser tratado como caso de saúde, e não de polícia.

“Tanto eu quanto o João tivemos uma parte de nossas vidas achatada pela dependência. Depois que eu parei de beber, passei a compor muito mais”, conta ele que, em seu primeiro CD solo, emplacou a música “Pão-Duro” na novela Sete Pecados.

Reportagem publicada no jornal Cruzeiro do Sul do dia 17-01-2008

Deixe um comentário

