Banco de Olhos de Sorocaba zera fila de espera para transplante de córnea

Felipe Shikama

Com realização média de 220 transplantes de córnea por mês, o presidente do Banco de Olhos de Sorocaba, Pascoal Martinez Munhoz, comemora o Dia do Oftalmologista, nesta quinta-feira (7), destacando que a instituição filantrópica, fundada em 1979, já é a principal captadora de córneas do país e conseguiu zerar a fila de espera para o transplante em Sorocaba e região, bem como a cidade de São Paulo.

“Quando começamos com o Banco de Olhos, a espera por um transplante de córnea durava de cinco a seis anos. Hoje, conseguimos zerar a fila de espera, não apenas em Sorocaba e de todas as cidades da região, mas também de São Paulo que é a maior cidade da América Latina. Além disso, o nosso hospital é o que mais realiza transplantes de córnea em todo o mundo”, conta.
Munhoz acrescenta que os resultados positivos do Banco de Olhos de Sorocaba, cuja diretoria é composta por cidadãos da comunidade que voluntariamente dedicam parte do seu tempo à instituição, é fruto de um trabalho coletivo que, evidentemente, passa pelos médicos oftalmologistas. “Esse dado é resultado de um trabalho multiprofissional, cujas figuras principais são o doador e o médico oftalmologista. Os médicos realizam os procedimentos, desde os primeiros diagnósticos até a cirurgia, mas sem as doações não conseguiríamos nada”, afirma.
O sucesso do Banco de Olhos de Sorocaba, atualmente responsável por 75% das doações do estado de São Paulo, já rendeu diversos prêmios de organismos oficiais e internacionais em que reconhecem a excelência deste hospital de referência instalado na cidade. “No ano passado recebemos o Prêmio Destaque, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que reconheceu a importância do nosso trabalho de captação e doação de córneas”.
Motivo de orgulho para os sorocabanos, a instituição conta também com o Hospital Oftalmológico de Sorocaba. “O Hospital Oftalmológico é o filho do Banco de Olhos e realiza desde simples atendimentos, como curativos, até cirurgias mais complexas como de glaucoma e retina”, acrescenta. Otimista, Munhoz acredita que em poucos anos a fila de pacientes à espera de um transplante de córnea seja zerada em todo país. “Se outras cidades seguirem o exemplo de Sorocaba, como o Rio de Janeiro e São Luís, no Maranhão, que não possuem um Banco de Olhos, eu acredito que a fila de espera no Brasil seja definitivamente zerada. Os olhos são um orgão sensorial muito importante, eles são a janela para o mundo”.

Mulheres e jovens são mais sensiveis às doações

De acordo com o presidente do Banco de Olhos de Sorocaba, Pascoal Martinez Munhoz, as mulheres são mais sensíveis às doações que os homens. Segundo ele, as mulheres correspondem a 80% dos doadores potenciais, isto é, aquelas pessoas que estão vivas, mas já manifestaram desejo de doar as córneas. “As mulheres são muito mais sensíveis, tem muito mais desprendimento e bom senso do que os homens”, avalia.

Já, entre os transplantes realizados, este número se inverte significativamente. “70% das doações efetivas são feitas por homens. Isto porque quando a pessoa falece, o corpo pertence à família, então à esposa, filha ou mãe acaba autorizando. Os homens são mais medrosos e acabam não autorizando a doação”, acrescenta Munhoz.
No entanto, o medo de doar orgãos, segundo Pascoal Munhoz, vem diminuindo entre as parcelas mais jovens da população. “Eles estão mais informados, sabem que não há risco algum e compreendem a importância da doação”. Para estimuar a doação das córneas, o Banco de Olhos de Sorocaba promove campanhas permanentes de conscientização que são realizadas em locais como escolas, empresas e até feiras.

Quem quiser manifestar o interesse em ser doador pode preencher formulário no site http://www.bos.org.br ou solicitar o Cartão do Doador pelo telefone
0800-7703311

 

Anúncios

Um comentário sobre “Banco de Olhos de Sorocaba zera fila de espera para transplante de córnea

  1. eu presciso de um comunicado como eu posso entra na fila de espera,eu estou precisando de um transprante urgente preciso trabalho e dependo dos olhos>obrigada des de ja que deus possa abençoa cada vez mais e mais.oseas o amigode deus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s