Stand up comedy: humor de cara limpa vira mania em Sorocaba

Felipe Shikama

Microfone na mão, texto autoral na ponta da língua, sacadas bem-humoradas e habilidade para improvisar. Estas são as principais características do stand up comedy, uma modalidade de humor bastante tradicional nos Estados Unidos e que começa a se tornar mania no Brasil. “O stand up comedy é o humor de cara limpa. Nele, o humorista não interpreta personagens e também não conta piadas, mas tira sarro das observações do cotidiano”, conta Osvaldo Barros, ator e humorista natural de Votorantim.

Grupo Comédia Instantânea

Grupo Comédia Instantânea

Expressão em língua inglesa, stand up comedy indica um espetáculo de humor executado por apenas um comediante, de pé e sem o auxílio de qualquer outro jogo de cena. Embora não seja novidade no Brasil – Chico Anysio e Jô Soares já realizavam apresentações nestes moldes há cinqüenta anos – o stand up comedy vive um momento de efervescência em todo país. “Hoje os vídeos de humor mais acessados no Youtube são de apresentações de stand up”, constata Oswaldo que começou a estudar o gênero há dois anos, após conferir vídeos do humorista Diogo Portugal na Internet.

Ator profissional há 20 anos, o sorocabano Cadu Souza acrescenta que a abertura dada pela mídia nos últimos anos também é responsável pela popularização deste gênero de humor. O quadro “Quem Chega Lá”, do Domingão do Faustão; o “Humor na Caneca”, do Programa do Jô são alguns dos exemplos de que o stand up, além de ter apelo para telespectadores, vem se espalhando por todo o país.

Mais recentemente, a difusão do gênero foi reforçada para o grande público graças aos apresentadores do programa CQC, Danilo Gentili, Rafinha Bastos, Marco Luque e Oscar Filho. “O stand up não é novidade, mas o pessoal do CQC conseguiu reforçar este gênero que vive seu auge neste momento”, conta Cadu Souza.

Hoje, só em São Paulo, diversos grupos do gênero ou mesmo shows solos estão em cartaz em teatros e espaços alternativos da cidade, como Clube da Comédia, Stand Up In Concert, Confraria da Comédia e Deboshow.

Estudante de Artes Cênicas do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, Osvaldo Barros integra o grupo Comédia Instantânea e concorda que o stand up vive seu auge, mas ainda há muito espaço para crescer, inclusive em Sorocaba. “Neste mês, reali-zamos uma sessão na Oficina Cultural Grande Otelo e, sem muita divulgação, fizemos uma sessão para 150 pessoas e, em seguida, tivemos de fazer uma sessão extra”, afirma.

Jim Carrey, Whoopy Goldberg, Bill Cosby, Richard Pryor, Ray Romano, Robin Williams e Eddie Murphy são alguns dos atores hollywoodianos que iniciaram suas carreiras praticando o humor stand up comedy. Os comediantes Chris Rock, Billy Cristal e Ellen de Generes, que já comandaram a festa do Oscar, também iniciaram suas carreiras fazendo humor de cara limpa em bares dos Estados Unidos.

Na avaliação da atriz e professora Criss Paiva, única mulher do grupo “Os caras de Pau”, o que tem despertado a atenção do público para o humor de cara limpa é a inteligência das piadas em situações do cotidiano. “Ao contrário das esquetes tradicionais na televisão brasileira, o stand up comedy não é um humor esteriotipado. A gente conta histórias engraçadas com elementos reais, do cotidiano, que observamos como, por exemplo, fazer compras no super-mercado”, afirma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s