Rede em Ação adota projeto que ensina Karatê às crianças

 

Felipe Shikama

Dezenas de troféus, medalhas e alguns recortes de reportagens de jornal compõem as paredes da Associação Beneficente Desportiva Karatê-Do Towa-kai do Brasil, que fica no Parque das Laranjeiras.

É lá que Francisco de Assis Oliveira, o mestre Assis, presidente da Associação recebe, há oito anos, cerca de 50 crianças da comunidade, duas vezes por semana, para dar aulas gratuitas de karatê. “O karatê promove o resgate da disciplina, da família, da educação, da responsabilidade e da dignidade das crianças”, conta.

O local onde são realizadas as aulas parece pequeno para comportar tantas crianças que, além de aprenderem fundamentos e técnicas da arte marcial, vêem o mestre Assis como exemplo de caráter. “O nosso objetivo é conseguir um espaço maior porque aqui, na verdade, é a minha casa”.

Ao longo dos sete primeiros anos de seu projeto, foi com muita luta e esperança, somada à renda de sua atividade de segurança que exerce à noite em clubes da cidade, que Assis se desdobrou para manter o local além de adquirir material esportivo usado nas aulas.

Luta e esperança que, não por acaso, atraíram a atenção da Rede em Ação, projeto que promove ações sociais e reverte os recursos captados a instituições comprometidas como a de Mestre Assis. “A Rede em Ação tem três pilares que são a atuação no combate à fome, a cruzada pela educação no país e a luta ambiental”, explica a Susi Wolf, presidente da instituição.

Com a missão de captar recursos e transformar em benefícios para o terceiro setor, aliando-se a ONGs, entidades e associações de cunho social que atuem em ressonância com os princípios contidos no tripé descritos por Susi (erradicação da fome, educação e meio-ambiente), a Rede em Ação fomenta outros sete projetos sociais da cidade e acaba de firmar parceria com o Vila Universitária.

O festival de Pop Rock, inédito em Sorocaba, será realizado no dia 12 de setembro e terá como atrações Capital Inicial, Pitty, NxZero, Planta e Raiz e Marcelo D2.

No evento, o público poderá realizar doação de alimentos não-perecíveis que serão revertidos às crianças freqüentadoras das aulas do mestre Assis. “O público vai poder se divertir e também praticar a sua consciência social colaborando com a Associação Beneficente Karate-do-Towa-Kai do Brasil, do mestre Assis”, acrescenta Susi.

Aos 56 anos, mestre Assis não esconde a preocupação com as crianças moradoras da sua região bem como os diversos aspectos sociais que podem comprometê-las. A infância, segundo ele, frequentemente se vê “abandonada” tanto pelo poder público quanto pelos pais. “Tem muita família desestruturada, muitos pais que não reconhecem os objetivos dos filhos e que não se preocupa com a formação do caráter do filho. O karatê para mim significa caráter do ser humano e agora, com a ajuda da Rede em Ação, espero que a gente consiga conscientizar mais pessoas para ajudar e que, assim, a gente consiga aumentar o número de crianças do projeto, promovendo o resgate, tirando das ruas e do mundo das drogas”, defende mestre Assis.

Além das ações de arrecadação promovidas em grandes eventos, Susi Wolf explica que muitas empresas ainda não promovem qualquer modalidade de ação social. “O que a Rede em Ação faz também é identificar projetos que já são consistentes é viabilizar recursos”. Ela acrescenta que cada vez mais a sociedade cobra ações sociais por parte dos empreendedores. “A Rede também tem a preocupação de em reverter institucionalmente à empresa esta contribuição”, conclui.

A Associação Beneficente Desportiva Karatê-Do Towa-kai do Brasil fica na rua Geraldo Ribeiro Duarte, 122, Parque das Laranjeiras. Telefone (15) 3239-4236. Mais informações pelos sites:www.redeemacao.com.br e www.vilafestival.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s