Projeto recicla computadores e qualifica jovens para o mundo digital

Felipe Shikama

Ao perderem a utilidade, PCs, monitores, teclados, impressoras, mouses, entre outros equipamentos e componentes de informática, tornam-se um amontoado de lixo eletrônico que, além de provocar sérios danos ao meio ambiente, pode oferecer perigo à saúde se não tiver destinação adequada.

Levantamento da Fundação Getúlio Vargas mostra que no Brasil, apenas em 2008, foram comercializados 12 milhões de computadores, com tempo de vida médio ente 3 e 4 anos. O número revela a urgente necessidade de elaboração de políticas efetivas no que tange ao descarte correto destes materiais.

Com o objetivo de contribuir na resolução desse problema, o projeto MetaReciclagem, promovido pela prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho, oferece aos jovens da Zona Oeste da cidade oficinas de “reapropriação tecnológica”. “O mais importante nas ações do projeto não é a escala quantitativa (de material tecnológico reciclado), mas as possibilidades que a desconstrução da tecnologia traz no processo criativo, educacional e de mobilização”, adianta o coordenador do MetaReciclagem, Gilberto Vieira Ayres de Campos.

Segundo ele, os procedimentos de reuso dos equipamentos oriundos de doações de empresas e pessoas físicas incluem a criação de ambientes de redes, a busca de alternativas econômicas e a publicação de conhecimento. “Após essas ações, os resíduos dos equipamentos são doados para a Cooperativa de Material Reciclável que se incumbe de dar a destinação correta dos materiais”, explica.

Em 2009, o projeto conseguiu dar destinação correta a cerca de 5 toneladas de lixo tecnológico, gerando renda média mensal de R$ 500 para cada cooperado.

Capacitação

Além de dar destinação adequada ao chamado lixo tecnológico, o projeto MetaReciclagem também oferece cursos de capacitação profissional aos jovens e adultos dos bairros Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zumira e adjacências.

Em um galpão, localizado na avenida 9 de julho, na Vila Barão, são ministradas aulas dos cursos de Webdesigner, Informática Básica e Montagem e Manutenção de microcomputadores. “Em 2009 foram 460 alunos formados”, comemora Campos.

Moradora da Vila Barão, a jovem Letícia Silva Carriel, 16 anos, ainda não sabe qual atividade profissional pretende exercer depois que concluir o Ensino Médio, mas reconhece a importância que os cursos de Webdesigner e Montagem e Manutenção vão fazer em seu currículo profissional. “Com certeza, com estes cursos eu vou ter mais condições de ingressar no entrar no mercado de trabalho”, avalia.

Fernando Peterson Meneguel, 15 anos, diz ter buscado o curso como forma de ampliar seu conhecimento. “Acho que a internet é o que está levando o mundo hoje e quem não tiver conhecimento vai ficar para trás”, prevê o jovem, que mora na Nova Esperança.

Telecentro Comunitário

Além de dez computadores entregues pelo Governo Federal por meio do Programa de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, outras 18 máquinas, adaptadas para reuso, montadas com material aproveitado dos computadores doados, são disponibilizadas para as aulas dos cursos e também para o Telecentro Comunitário – uma espécie de lanhouse onde os moradores daquela região podem navegar gratuitamente na rede mundial de computadores.

“Aqui a população pode usar a internet livremente. Muitos vêem até aqui para enviar currículo ou buscar emprego, solicitar documentos e principalmente realizar pesquisas escolares. Nós recebemos uma média de 120 pessoas por dia”, detalha Campos.

Doações

Empresas e pessoas físicas interessadas em doar equipamentos de informática podem procurar o MetaReciclagem que fica na avenida 9 de julho, 1066, na Vila Barão ou entrar em contato pelo telefone: (15) 3417-3825.

Anúncios

2 comentários sobre “Projeto recicla computadores e qualifica jovens para o mundo digital

    • Infelizmente a Prefeitura utiliza o renomado nome Metareciclagem para simplismente oferecer curso de montagem e manutenção, enquanto a filosofia da rede metareciclagem é no compartilhamento de informações. Já estou a bom tempo querendo ser voluntário a ministrar as oficinas e conceitos do Metareciclagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s