Livro de jornalista sorocabana refaz caminho trilhado por Guimarães Rosa

E se “o que a vida quer da gente é coragem”, como aponta Guimarães Rosa em ‘Grande Sertão: Veredas’, a jornalista sorocabana, editora de cultura do jornal Cruzeiro do Sul, Juliana Simonetti não pensou duas vezes quando embarcou na “Comitiva Sertão das Gerais”, no início de 2007.

Montada “bonitinhamente” na mula Morena e tocando uma boiada de cerca de 200 cabeças, a jornalista viajou durante dez dias pelo sertão de Minas Gerais (um trajeto de 248 km), seguindo os mesmos passos trilhados por Guimarães Rosa em sua famosa viagem de 1952, quando colheu diversas histórias que adubariam dois dos grandes clássicos da literatura brasileira: “Grande Sertão: Veredas” e “Manuelzão e Miguilim”.

Lançamento

Episódios vividos pela jornalista ao longo de sua viagem fazem parte do livro “Travessia”, que será lançado no dia 24 de março, às 20h30, na Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73). Na ocasião, haverá exposição fotográfica de Roger Sassaki (que também acompanhou a comitiva) e participação especial da contadora de histórias Elida Marques, do projeto “Ler é uma Viagem”. O evento é aberto a todos os interessados.

A obra

Com ilustrações da artista plástica Elke Coelho, que produziu cerca de 40 xilogravuras baseada nos escritos de Juliana Simonetti, e fotografias de Roger Sassaki, o livro, que conta com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc), aposta no jornalismo literário para construir a narrativa.

“Acho que essa foi uma opção inevitável. Quando resolvi subir na mula, tocar bois, tomar banhos em córregos, dormir em barraca, enfim, quando topei ser vaqueira, mergulhei totalmente no universo sertanejo. Chegou um momento em que eu era mais vaqueira do que jornalista. Portanto, os relatos trazem uma grande carga de intimidade. Não há distanciamentos, como se prega o jornalismo mais tradicional, ancorado no ideal de objetividade. Como vaqueira-jornalista, se assim posso me denominar, deixei a subjetividade vir à tona. E embarquei como mais uma das personagens de minha narrativa. Acho que a frase de Guimarães que diz: ‘o sertão: é dentro da gente’ resume um pouco essa sensação”.

O resultado é um livro-reportagem composto por vários pequenos contos, que trazem personagens conhecidos e experiências vividas pela jornalista ao longo de sua travessia. “Acredito no jornalista enquanto contador de história”, reitera a autora.

Premiada

Reportagem premiada Quando Juliana Simonetti refez o caminho de Guimarães Rosa trabalhava como repórter do jornal Bom Dia Sorocaba. Na ocasião, escreveu uma grande reportagem para o veículo de comunicação. A série foi contemplada, na categoria jornalismo cultural, com o Prêmio Imprensa Embratel, de caráter nacional.

Como adquirir

Seguindo a iniciativa dos jornalistas Felipe Shikama e Fernanda Marques, autores do livro-reportagem “A Síntese da Exclusão”, publicado pela Linc em 2008, o livro “Travessia” não será comercializado, mas sim trocado por outro livro. Ou seja, o interessado em adquiri-lo deve entrar em contato com a autora para efetivar a troca. Os livros recebidos serão, posteriormente, encaminhados a bibliotecas de Sorocaba e região.

A autora

Juliana Simonetti nasceu em 1980 em Sorocaba. É jornalista formada na Universidade Estadual de Londrina, com pós-graduação em História da Arte pela mesma instituição de ensino. É integrante da Academia Sorocabana de Letras e “Travessia” é seu segundo livro publicado – o primeiro foi “Poiesis”, que discorre sobre a obra de seis artistas visuais que atuaram em Londrina. Atualmente, trabalha como editora do caderno de cultura do jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba. Para entrar em contato com a jornalista, o email é jusimonetti@hotmail.com. O telefone é (15) 9106-0613. Mais informações pelo site: www.livrotravessia.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s