Novos shoppings vão gerar cerca de 12 mil empregos

Felipe Shikama

Nos últimos anos, os bons ventos da economia brasileira podem ser sentidos pelo volume de investimentos e entusiasmo dos empreendedores sorocabanos. Depois da “marolinha” enfrentada durante o auge da crise mundial, em meados de 2009, diversos setores da economia esbanjam otimismo e seguem o rítmo de expansão a todo vapor.

Em curso na cidade estão a construção de três shoppings, cujos investimentos, se somados, ultrapassam R$350 milhões  e deverão criar mais de 12 mil empregos diretos e indiretos.

Mais adiantado, previsto para inaugurar até o final desse ano, o Villàgio Shopping, em Santa  Rosália, deverá contar com 80 lojas divididas em três pisos e quatro salas de cinema com 830 assentos.

Numa área de 5.200 m2, 27mil m2 de área construída, o Villàgio Shopping terá sete andares e tres pisos para estacionamento e recebeu investimento de R$ 52 milões. “Com certeza esse investimento é reflexo do bom momento da economia brasileira. Escolhemos Sorocaba pelo bom grau de desenvolvimento econômico, pela renda per capta elevada e pelo aumento do número de habitantes”, declara Mário Maia Rocco, diretor do empreendimento que deverá criar 600 empregos diretos.

Segundo Rocco, o novo shopping deverá atrair também consumidores que vivem fora de Sorocaba. “Somadas as cidades da região, nos deveremos contar com mais de dois milhões e meio de pessoas”, pontua Rocco.

Com projeto arquitetonico assinado por Cristina Botti, o Villàgio exibirá estilo neo-clássico e terá como público-alvo as classes A e B.

Promissora Zona Norte

Diferentemente do Villàgio, em Santa Rosália, os outros dois novos shoppings que estão sendo construídos na cidade ficarão na Zona Norte de Sorocaba, ambos na Avenida Itavuvu.

O Plaza Shopping Itavuvu, previsto para entrar em funcionamento no segundo semestre de 2012, recebeu investimentos que ultrapassam R$ 50 milhões e deverá gerar mil empregos diretos e três mil indiretos. “A Zona Norte tem hoje 400 mil habitantes e 70% da população de Sorocaba estão morando aqui (na Zona Norte). Esse pessoal é obrigado a se dirigir ao Centro ou à Zona Sul para consumir. O que a gente percebe é que existe uma demanda por conveniência, por bem estar, por qualidade de vida e por consumo em volta disso”, explica Christan Pensa, sócio-diretor do Plaza Shopping Itavuvu.

Hoje com 120 lojas, o projeto prevê futura expansão capaz de dobrar o número de lojas. “Nosso projeto quer ser a primeira lembrança de consumo para a população da Zona Norte. Não só pelo bom preço, que será o item número um, mas por todo conforto e praticidade”, acrescenta Cristiano Mascarenhas de Barros, sócio do empreendimento.

Já o Shopping Cidade, também localizado na avenida Itavuvu, apresenta investimentos que giram em torno de R$250 milhões. O prédio, com quase 11 mil metros quadrados, deverá criar 1,5 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, Mário Tanigawa, os grandes investimentos na expansão de centros de compras na cidade consolidam bom momento econômico do país. “Sorocaba está acompanhando o bom rítmo da economia brasileira que,  após a crise, tem previsão da Fiesp de aumento de seu PIB em 7,5%, o que coloca o Brasil em segundo lugar na classificação de crescimento em todo mundo, ficando atrás apenas da China”, analisa o secretário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s