Pioneira em Sorocaba, PRD-7 Radio Clube completa 77 anos

 Felipe Shikama

Neste domingo (15), além dos 356 anos da fundação de Sorocaba, a cidade comemora o aniversário de 77 anos da rádio PRD-7, a Rádio Clube de Sorocaba. Foi em 15 de agosto de 1933, que o comerciante Orlando da Silva Freitas, natural de Capivari, dava início ao seu sonho, “irradiando” ao vivo a procissão da imagem de Nossa Senhora da Ponte, padroeira da cidade.

“Ele (Orlando Freitas) era de uma cidade pequena e veio para Sorocaba para trabalhar. Ele montou um rink de patinação e uma loja de rádio. Depois ele fundou a Rádio Clube que é considerada uma das primeiras emissoras de rádio do interior”, lembra Orlando Silva Freitas Júnior, que durante sua juventude trabalhou ao lado do pai na parte comercial da PRD-7, localizada na rua 15 de novembro e posteriormente transferida para a esquina das ruas São Bento e Santa Clara, no centro da cidade.

“Eu cuidava de toda a parte de propaganda. A gente visitava as firmas da cidade, vendia o anúncio e, depois, íamos para São Paulo, nos estúdios da rádio Bandeirantes, onde os locutores de lá gravavam os comerciais”, lembra Freitas Júnior.

Até hoje no ar, a antiga PRD-7 se transformou na ZYK-669, com o nome fantasia “Rádio Boa Nova”. “Depois que o senhor Orlando morreu, os filhos decidiram vender a rádio para a nossa organização, a Fundação Espírita André Luiz”, explica o atual diretor da RBN, Gastão de Lima Netto.

Faculdade do rádio

Funcionário da antiga Radio Clube de Sorocaba, o locutor José Carlos Nogueira destaca que a “época de ouro” da Rádio Clube foi duradoura. “Ela foi uma rádio muito forte e muito importante. Para se ter uma ideia, nós tínhamos lá, entre radioatores, sonoplastas e contra-regras mais de 30 profissionais”, lembra.

Segundo Nogueira, pela vasta experiência dos profissionais contratados e pelo alto grau de influência que a PRD-7 impunha às emissoras concorrentes, a Rádio Clube era conhecida como “faculdade do rádio”. “De brincadeira, a gente usava esse slogan”.

Apesar da notoriedade e influência dos radialistas da Rádio Clube de Sorocaba, Nogueira lembra que a remuneração àquele tempo era baixa. “Os radioatores, por exemplo, não eram contratados, mas recebiam cachê. Em geral, pagava-se muito pouco, a menos que o apresentador se dispusesse a vender os anúncios, daí ele ganhava bem porque recebia comissão”, afirma Nogueira, lembrando que aquela época a publicidade não era mediada por agências de propaganda.

Nogueira lembra que programas de sucesso como o líder de audiência Clube da Mamãe, apresentado por Lurdes Soares, ganhavam a simpatia dos ouvintes de toda região. “A gente recebia muitos presentes dos ouvintes. Até mesmo caixas de morango, de cebola e batata os ouvintes mandavam para a gente no estúdio”.

Ex-apresentador do programa Clube do Disco, Nogueira faz questão de rememorar alguns nomes dos “professores” que marcaram história na “faculdade do rádio”. “No radioteatro teve muita gente boa como Milton Nogueira; Milton Ribeiro, o Pixoba, Jurandir Mateus, Sidinei Garboni, Ivone Soares, Geralda Silva, Mercendes Santucci e Rosa Muller”, elenca. “Para mim, o grande gênio era Oderico Amendola. Ele era roteirista e poeta. Tinha uma facilidade incrível para escrever coisas geniais”, acrscenta.

Jornalismo independente

Filho do fundador da PRD-7, Orlando da Silva Freitas Júnior ressalta a independência editorial defendida pelo fundador da emissora e então proprietário do jornal Cruzeiro do Sul. “Tinhamos uma linha de indepêndencia. Não interessava se era peixe grande ou pequeno. O que a gente tinha conhecimento de coisa errada, a gente publicava, e poderia ser amigo ou inimigo. O slogan do jornal, aquela época, era: Só a liberdade nos libertará”, revela.

O programa jornalístico da emissora, intitulado Grande Jornal Falado Ford, ia ao ar todas as noites às 22 horas. “Ele era apresentado por Armando Santos e Mopir Válio. Além de ler as notícias, eles davam opinião. A Rádio Clube de Sorocaba sempre primou pelo jornalismo, que era muito atuante”, complementa Nogueira.

Seleção de craques

Além das grandes produções de rádionovelas e do jornalismo independente, a programação esportiva da Rádio Clube marcou a vida e a história dos sorocabanos. A equipe comandada por Juarandir Mateus, ela elencada por outros craques do microfone como Bertoni Júnior, Moreira Filho, Valdemar Ribeiro e Armando Júdica.

“Entre os narradores tinhamos além do Jurandir, o Croco Júnior e o Décio Fernandes e entre os comentaristas eram Mauro Nobrega e Moreira Filho”, relembra Nogueira. 

As transmissões esportivas, que cobriam os jogos e os treinamentos do Esporte Clube São Bento, afirma Nogueira, começaram com os jogos de Basquete da seleção sorocabana. “Depois fizemos muitos jogos da várzea. Eu era operador de rádio, o Flávio Moraes era repórter e o Antonio Carlos Cômitre era comentarista. Todo domingo de manhã a gente transmitia o jogo, que podia ser em qualquer buraco”, destaca.

Funcionário mais antigo da emissora ainda em atividade, o radialista José Desidério lembra que todos os anos o dia 15 de agosto era marcado por muita festa em torno do aniversário da Rádio Clube. “Pessoas muito interessantes e importantes passaram por lá. Ademar Hadad, Flávio Pasini, Carlos Neto, Jota Bonora, entre outros nomes que pegaram o apogeu da rádio AM. Quando chegava no dia 15 de agosto era uma verdadeira festa na rádio e em toda a cidade”, finaliza.

Anúncios

6 comentários sobre “Pioneira em Sorocaba, PRD-7 Radio Clube completa 77 anos

  1. Ola, Amigos! eu gostaria de saber o nome da cantora e o nome da musica muito tocada nos anos 70. A musica é a versão do grupo abba,da musica “Ring, Ring”. Ela começava assim: “Tudo aconteceu, quando ele apareceu…” Se souber por favor eu agradeço. Abraço, Avelar.

  2. Felipe, me ajuda a matar as saudades da minha infância…como é o nome do locutor de rádio que fazia os programas A Hora do Galo e um outro que passava de tarde? Quase certeza que era na radio Clube, no início dos anos 80 ainda passava. Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s