PEC da Juventude é discutida em audiência pública

Integrantes do Conselho Municipal do Jovem (Comjov) vão participar nesta terça-feira (14), a partir das 19h, de uma audiência na Câmara Municipal de Sorocaba, para esclarecer o que mudou com a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional 42/2008 – a PEC da Juventude.

A emenda foi promulgada no último dia 13 de julho. “Com isso, o termo ‘juventude’ está inserido no capitulo dos Direitos e Garantias da Constituição Federal, o que ocasionará em um avanço na consolidação das PPJ – Políticas Públicas para a Juventude”, destaca Cristiane Jordão Araújo, presidente do Comjov.

De acordo com o Comjov, a PEC ganhou muita força após a 1ª Conferência Nacional de Juventude, que ocorreu em abril de 2008, quando foi eleita a principal bandeira de luta da juventude. “O que não poderia ser diferente, pois a inserção da juventude como parcela integrante da sociedade, traz inúmeros benefícios, como a criação de políticas e espaços voltados para esse público”, justifica Cristiane.

Manifestações e conquista

Após a Conferência, os jovens e entidades juvenis, incluindo o Comjov, passaram a fazer diversas manifestações e campanhas nas redes sociais, culminando com a conquista da PEC.

Conforme o Comjov, os próximos passos serão a construção do Estatuto da Juventude e a Elaboração do Plano Nacional Decenal da Juventude. “E, para isso, é importante a mobilização de todos jovens, principalmente aqueles que trabalham com esse segmento”, destaca Cristiane Jordão.

As informações são da Prefeitura de Sorocaba.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s