Copa do Mundo: Policiais rodoviários aprendem inglês para receber turistas

Felipe Shikama

Curso é pago com dinheiro da contrapartida das concessionárias que administram as rodovias paulistas

Há pouco mais de um mês, uma centena de policiais rodoviários da região de Sorocaba (SP)  vem recebendo aulas de inglês. A proposta do curso, com duração de dois anos, segundo o tenente coronel Wagner Quarterone, comandante do 5º Batalhão da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo, é capacitar os profissionais para atender o público estrangeiro – que deverá transitar pelas rodovias da região durante a Copa do Mundo de 2014. “Nós temos estimativa de que muitos turistas virão pra cá, porque na região onde está sediada o 5º batalhão (com bases em Sorocaba, Tatuí, Itapetininga e Barueri), provavelmente três seleções fiquem hospedadas”, afirma Quarterone.

Ele explica que o curso é pago com dinheiro da contrapartida das  concessionárias que administram as  rodovias paulistas. “Essa contrapartida, prevista no contrato de concessão, é como se fosse o pagamento de um aluguel, que as concessionárias pagam para o Estado para a exploração da rodovia”.

Além de auxiliar no custeio de despesas, como aluguel e telefone do batalhão, o repasse, segundo o comandante, é aplicado em investimentos na qualificação dos policiais rodoviários. “Com esse recurso, nós investimos na melhoria e no incentivo dos nossos policiais, na valorização profissional”, detalha, lembrando que recentemente o 5º Batalhão formou 30 policiais rodoviários no curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Incentivo

O curso de inglês, cuja aula inaugural realizada no teatro do Sesi Sorocaba contou com uma palestra do professor Luiz Almeida Marins Filho, tem carga quatro horas semanais e é realizado nas bases da Polícia Rodoviária de Sorocaba, Tatuí, Itapetininga e Barueri.

Wagner Quarterone, comandante do 5º Balhão

Em Sorocaba, as aulas acontecem na base da corporação que fica no quilômetro 111 da rodovia Raposo Tavares. “É uma forma de incentivar o profissional à melhoria. Eu não consigo, por exemplo, aumentar o salário do policial, mas eu consigo fazer com que eles se sintam melhores, se sintam felizes. Se o policial é feliz, ele consegue tratar o público da melhor maneira’, acrescenta o comandante.

Para o capitão Rinaldo Rodrigues Rachide, além de ensinar inglês aos policiais que trabalham nos 3.500 quilômetros de rodovias sob responsabilidade do 5º Batalhão, o curso representa um importante investimento institucional. “Além de ser uma iniciativa pioneira no Estado, é um investimento institucional. A Copa, com certeza, vai atrair muitos torcedores para as nossas rodovias. Eles serão nossos clientes e nós temos que atender bem esse público.

Oportunidade e motivação

Rachide destaca ainda que o número de estrangeiros nas rodovias da região de Sorocaba é grande e tende a crescer por conta do crescimento das empresas multinacionais “O empresário internacional já nos procura. Sorocaba é uma cidade que atrai muito negócio estrangeiro”, constata.

Professora de inglês há mais de 20 anos, Gisela Deschamps revela ter ficado impressionada com a aplicação de seus novos alunos. “Isso é um diferencial deles (policiais) em relação a todo mundo que eu já dei aula. Eles são extremamente aplicados, são interessados e super participativos. Eles estão se saindo muito bem e eu estou muito satisfeita com o resultado”, comenta.

Dedicado às aulas, o cabo Benedito Soares Júnior abraça a oportunidade que nunca teve. “Estou adorando o curso. É um sonho que eu tinha, mas não tinha oportunidade. Agora chegou a vez e eu estou abraçando e gostando cada vez mais. Além disso, me sinto super valorizado por esse incentivo que a corporação está me dando. Espero corresponder à altura essa expectativa que estão depositando na gente”, conclui.

Fotos: Juliana Moraes

Um comentário sobre “Copa do Mundo: Policiais rodoviários aprendem inglês para receber turistas

  1. FANTÁSTICO!

    Boa tarde Felipe Shikama! Tudo bem?
    Meu nome é Odilon – Sou coordenador pedagógico da Brasiltreina Franquia de Ensino Profissionalizante e Idiomas – Unidade Amparo/SP.

    ACHEI FABULOSO ESSE POST!

    Realmente é de extrema importância o investimento na qualificação de Policiais para receberem turistas para a Copa do Mundo de 2014.

    PARABÉNS!

    PASSAREI A ACOMPANHAR SEUS POSTS!

    Hoje, moro e atuo na área de ensino, na Região do Circuito das Águas Paulistas. Região que receberá milhares de turistas durante a Copa de Mundo de 2014.
    Confesso que esse post me motivou a realizar esse tipo de projeto, beneficiando os Policiais da região.

    Ficarei grato, de você me adicionar no MSN. Tenho certeza que você ajudará muito me dando algumas dicas para que eu possa realizar esse trabalho com as corporações aqui da região.

    odilon.brasiltreina@hotmail.com

    Obrigado pela atenção e novamente parabéns!

Deixe um comentário

