Em Sorocaba, o partido “da massa cheirosa” nem é tão de massa assim

 (Atualizado às 12h30, em 22/10/2010)
 

 

Poucos e bons (?) - Ato de apoio a Serra reune militantes profissionais

 Em Sorocaba, o vice-governador eleito de São Paulo Guilherme Afif Domingos agradeceu, mas não empolgou. Com pouca gente, Lippi pediu para militantes profissionais ocuparem espaços vazios. Tucanos fizeram críticas à “grande mídia” e Amary, sem reeleição, lembrou de um momento inevitável: a hora de arrumar as malas e deixar Brasília. As informações são do Jornal Ipanema (www.jornalipanema.com.br). 

“Agradece São Paulo”
O vice-governador eleito de São Paulo Guilherme Afif Domingos (DEM) esteve em Sorocaba nesta quarta-feira (20) para agradecer militantes tucanos, prefeitos e lideranças da região pela vitória, no primeiro turno, do governador Geraldo Alckmin. Em encontro, na sede Central do clube União Recreativo (Local onde SERRA RECEBEU UMA OVADA quando era Ministro da Saúde), Afif fez entrega de cartas de agradecimento assinada por Alckmin e aproveitou para reforçar o pedido de apoio à campanha de José Serra (PSDB) para a presidência da República. Com poucos – quase nenhum militante – , o PSDB, chamado de partido de “massa cheirosa” pela colunista Eliana Cantanhêde da Folha de S.Paulo, mostrou que em Sorocaba não é nem tão de massa assim.
 
Marolinha Azul
Lideranças tucanas esperavam que o evento, realizado na hora do almoço, reunisse grande número de correligionários, anunciando inclusive a “onda azul”. No entanto, o número de militantes foi tão baixo que o prefeito Vitor Lippi (PSDB) discretamente chegou a pedir ao secretário de Parcerias, Carlos Laino, que chamasse as militantes profissionais, pagas para tremular bandeiras de Serra, ao centro do salão. Para ocupar os espaços vazios. A onda azul foi, na verdade, uma marolinha.
 
Horário ingrato
O presidente municipal do PSDB, Luiz Christiano Leite, admitiu que o número de militantes reunidos presentes no evento, para engrossar a candidatura de Serra, ficou abaixo do esperado. Ele justificou, contudo, que houve pouca divulgação, pois “era para ser um encontro fechado, com os prefeitos da região e decidimos abrir ao público de última hora”, justificou. Ainda segundo Leite, a escolha do horário para o encontro, na hora do almoço, “foi ingrato”.
 
Sem almoço
Além do prefeito Vitor Lippi (PSDB) e do vice-prefeito José Ailton Ribeiro, outros secretários municipais aproveitaram a hora do almoço para prestigiar a visita do vice-governador eleito, Guilherme Afif Domingos. Foram vistos os secretários Rodrigo Moreno, de Governo; Carlos Laino, de Parcerias; Mário Pustiglione, de Administração; Paulo Mendes, de Relações Institucionais; Cláudio Bassi, de Esportes, bem como Geraldo Caiuby, diretor Geral do Saae.
 
Presenças
Os deputados federais Renato Amary e Antonio Carlos Pannunzio, juntamente com Vitor Lippi, dividiram lado a lado o palanque de Guilherme Afif. Já entre os vereadores tucanos, foram registradas as presenças dos tucanos José Francisco Martinez, Francisco Moko Yabiku e Neusa Maldonado. Os parlamentares do Partido Verde, Rozendo de Oliveira e Geraldo Reis, que até o início da semana faziam mistério sobre quem iriam apoiar para presidente também participaram do encontro. O vereador Anselmo Neto (PP), cujo partido pertence ao arco de aliança de Dilma Rousseff (PT) também desceu do muro e declarou apoio a José Serra.
 
Estranho
Além da ausência da deputada estadual Maria Lúcia Amary, representada por Renato Amary, causou estranheza a falta do vereador José Antonio Caldini Crespo. Estranheza, pois Crespo é presidente do diretório municipal do DEM que, além de ser aliado histórico do PSDB, é do mesmo partido de Afif. Nesta quinta-feira (21), na Câmara, Crespo negou a informação de que não fora convidado pelos tucanos locais, mas admitiu que tomou conhecimento da visita de Afif apenas pelos jornais. Dando seguencia às suas “visitas de agradecimento”, Crespo manteve sua agenda, e seguiu ao compromisso marcado na cidade de Ibiuna.
 
Afinadinhos
No encontro com Afif, os deputados federais tucanos Renato Amary e Antonio Carlos Pannunzio foram os que fizeram as manifestações mais acaloradas. Ambos, sem apontar provas ou muitas explicações, acusaram petistas de criminosos e, inusitadamente, afirmaram que a “grande mídia”  faz campanha para a candidata petista. Apesar das diferenças internas no ninho tucano local, o teor das críticas foi uníssono. 

Arrumando as malas

Expressiva lideranças do DEM, Afif é cercado por militantes tucanos

Ao defender o nome de Serra para presidente do Brasil, Amary lembrou de um momento eminente, por conta de sua não reeleição. A hora de arrumar as malas. “No dia primeiro de janeiro (de 2011), quando eu for para Brasília arrumar minha mala, quero poder assistir a posse do Serra presidente”, falou.

Irmãos de sangue

Renato Amary foi o primeiro a usar a palavra e demonstrou ter grande intimidade com o vice-prefeito Guilherme Afif Domingos, chamando-o inclusive de “irmão patrício de sangue”. É que tanto Amary quanto Afif têm ascendência libanesa. 
 

Na Câmara
Entrega agendada
Numa sessão tranquila, a Câmara aprovou em primeira discussão nesta terça-feira, o projeto de lei de José Francisco Martinez (PSDB) que obriga os fornecedores de bens e serviços a fixar data e turno para entrega dos produtos ou realização de serviços. O projeto estabelece faixas de horários em três turnos, para entrega da mercadoria pela transportadora e multa de mil reais em caso de descumprimento. Segundo Martinez, após aprovada, a medida fará com as empresas se reorganizem, beneficiando o consumidor. 
 
Adolescentes conscientes
Envolvidos com o projeto coordenado pela professora Célia Cristina Gonzales de Almeida, intitulado “Cigarro? Apague essa ideia”, um grupo de estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Aggêo Pereira do Amaral apresentaram na terça-feira (19) ao presidente da Câmara Marinho Marte (PPS), a minuta de um projeto de lei que pretende proibir a exposição de cigarros nos estabelecimentos comerciais próximos de escolas. A proposta dos estudantes foi acolhida por Marinho e já foi deliberada na sessão desta quinta-feira (20).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s