O voto obrigatório é um direito!

A eleição do palhaço Tiririca para deputado federal (com mais de um milhão de votos por São Paulo) retoma a velha questão em torno da obrigatoriedade ou não do voto. Neste segundo turno, 31, em meio a um feriado prolongado tão aguardado pela classe trabalhadora, a discussão ganha ainda mais força. Entre os jovens, percebo que a ideia de “ser obrigado” a escolher seus representantes e governantes desagrada a sua grande maioria. Sempre defendi o exercício do voto, não como ato obrigatório, e sim como prática efetiva de cidadania. De aumento das nossas responsabilidades e participação no processo político. Confesso, contudo, que não tinha uma opinião definida, com argumentos concistentes, na defesa da obrigatoriedade dos votos.
Achei em Emir Sader elementos que me auxiliam a defender a tese de que o voto não se restringe a um dever; vai além e deve ser encarado como um direito. De acordo com Emir Sader, o voto obrigatório é uma garantia mínima da participação popular. E essa garantia contribui com a politização (debate e conscientização) das massas.
 
Ele explica que o voto obrigatório faz com que, pelo menos uma vez a cada dois anos, todos sejam obrigados a interessar-se pelos destinos do país, do estado, da cidade, e sejam convocados a participar da decisão sobre quem deve dirigir a sociedade e com que orientação. “Isso é odiado pelas elites tradicionais, acostumadas a se apropriar do poder de forma monopolista, a quem o voto popular “incomoda”, os obriga a ser referendados pelo povo, a quem nunca tomam como referência ao longo de todos os seus mandatos”, acrescenta o professor.
O voto obrigatório, finaliza Emir Sader,  “é uma garantia da participação popular mínima no sistema político brasileiro, para se contrapor aos mecanismos elitistas das outras instâncias do poder no Brasil”.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s