Livro sobre movimento estudantil e repressão política na década de 70 é lançado em São Carlos

Autor analisa a trajetória de vida de 25 ex-militantes estudantis em sua tese de doutorado, desenvolvida na UFSCar

A EdUFSCar lança o livro “Movimento estudantil e repressão política: o ato público na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e o destino de uma geração de estudantes”, escrito pelo cientista social Renato Cancian.

A obra é resultado da tese de doutorado de Cancian, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e trata do movimento estudantil universitário da década de 1970 e do Ato Público na PUC São Paulo.

O objetivo central da pesquisa retratada na obra foi compreender como os ex-estudantes se tornaram militantes estudantis e as possíveis influências que a experiência de participação exerceu nos rumos de suas vidas após a formação acadêmica e o desvinculamento do movimento estudantil. No livro, o autor analisa a trajetória de vida de 25 ex-militantes estudantis e destaca a importância da adesão às ideologias de esquerda como fator contribuinte para a construção da identidade política desses jovens e do interesse em militar no movimento estudantil.

Os primeiros capítulos recuperam a história do movimento estudantil da década de 1970 e deixam em evidência a importância e a influência da militância política no processo de retomada e na dinâmica geral do movimento. Já o terceiro capítulo aborda especificamente o Ato Público na PUC-SP e o quarto trata de diversos aspectos da militância estudantil, abrangendo desde o significado até as experiências de participação dos ex-militantes. Por fim, a obra analisa o processo de desligamento do estudante da Universidade e também do movimento.

O livro “Movimento estudantil e repressão política” conta também com imagens das manifestações estudantis em São Paulo, de 1977, e da invasão policial na PUC-SP. A obra já está à venda na Livraria da EdUFSCar, localizada na área Norte do campus São Carlos e também pela Internet, em www.editora.ufscar.br. Outras informações pelo telefone (16) 3351-8962.

As informações são da assessoria de imprensa da UFSCar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s