Inovação e desenvolvimento para as crianças

Por Felipe Shikama

Começou nesta segunda (6) e segue até quarta-feira (8), em Brasília,  a edição 2010 do Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores em Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento reunirá cerca de 500 participantes convidados, dentre eles prefeitos, gestores municipais e estaduais dos direitos da criança e do adolescente, dirigentes de organizações não-governamentais, reitores, professores e pesquisadores de universidades, dirigentes de empresas públicas, representantes de organizações internacionais, gestores do governo federal, adolescentes e representantes de 50 experiências inscritas e selecionadas a partir de uma convocatória nacional.

 O Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores em Direitos da Criança e do Adolescente é um encontro nacional para o intercâmbio de iniciativas desenvolvidas para a promoção, garantia e defesa de direitos da criança e do adolescente no Brasil.

 O encontro é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, realizado em parceria com o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania, apoiado pela rede de ação do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente em 12 Estados do País.

 A programação do evento é composta de simpósios, atividades culturais, lançamentos de publicações, galerias de arte, debates, palestras e rodadas de diálogo.

O ambiente de Boas Práticas será composto por stands com a exposição dos resultados dos diferentes projetos ligados à Agenda Social realizados pelo governo federal; núcleo de ações internacionais; espaço dos adolescentes, núcleo de experiências da sociedade civil e espaço do setor privado. Contará ainda com mostras das boas práticas selecionadas na convocatória, biblioteca, salas de diálogos, espaços de convivência e núcleo de comunicação com a gravação de programas especiais e registro das atividades.

Destaque para a realização de reuniões de alto nível da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, com parceiros estratégicos, reitores das universidades estaduais integradas ao Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e representantes internacionais membros do NiñoSur.

Esperamos que, em 2011, Sorocaba, cuja administração muncipal, segundo o próprio prefeito, conta com uma gestão “inovadora”, envie representantes ao evento para conhecer – e participar – das boas práticas que, efetivamente, asseguram o cumprimento dos direitos de nossos meninos e meninas.

Afinal, inovação e desenvolvimento, ainda que com reconhecimento de premiações internacionais, só tem valor quando as pessoas têm seus direitos garantidos. E, neste sentido, as crianças de nossas cidades devem ser encaradas pela administração municipal como prioridades absolutas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s