Hospitais psiquiátricos de Sorocaba parecem presídios, diz SEDH

 
Representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal estiveram em Sorocaba, nesta quarta-feira (26), para realizar auditorias nos hospitais psiquiátricos Vera Cruz e Mental. A visita foi motivada por denúncias de que essas instituições de saúde estariam violando os direitos fundamentais dos pacientes.
 
O grupo estava acompanhado de integrantes dos Conselhos Federal e Regional de Psicologia e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sendo alguns deles autores de um levantamento preliminar sobre a rede de saúde mental na região. De acordo com levantamento feito pelo Fórum de Luta Antimanicomial (Flamas), foram registradas 233 mortes entre os anos de 2006 e 2009, o que corresponde a um óbito a cada três dias.
 
De acordo o Coordenador de Saúde Mental e Combate à Tortura da SEDH, Aldo Zaiden, os hospitais mais parecem presídios.  “A impressão principal que fica dos hospitais específicos que a gente foi em Sorocaba e a impressão do que a gente está sabendo dos outros hospitais é que eles se parecem com presídios. Isso não tem o menor sentido. As pessoas estão confinadas, não têm liberdade para sair e não têm tratamento”.
 
Zaiden disse que única atenção que os pacientes recebem é em relação à higiene básica. “Que está fazendo lá é limpando as fezes das pessoas e, quando muito, esperando que elas morram. Só isso”.
A autoridade federal apontou, ainda, que faltam médicos e medicamentos nos locais visitados. “O número de médicos é um para 300 leitos. Não há tratamento individualizado, ou seja, a medicação é mesma para diversos pacientes”.  Ele explicou que o tratamento deve ser específico para pessoa, como determina a Organização Mundial de Saúde.
 
Outro problema levantando na visita, revelou Zaiden, foi a falta de projeto terapêutico acompanhado por psicólogos, o que, segundo ele, deveria ser feito de maneira individualiza para os paciente de casos mais graves.
 
Secretário e sócio – Sobre as denúncias de que o secretário municipal da Saúde (licenciado por 90 dias), Milton Palma, é sócio em três hospitais psiquiátricos da região, Aldo Zaiden disse que não cabe a comissão que esteve em Sorocaba opinar.
 
Depois da visita aos hospitais, os representantes do governo federal seguiram até o Paço Municipal, onde se encontraram com o prefeito Vitor Lippi (PSDB). “É importante salientar que o Ministério da Saúde faz um esforço importante de adequar esses locais e que a competência de execução desses recursos é do município. Dai a nossa pressão e nossa conversa atual com o prefeito”.
 
Por meio de nota à imprensa, a prefeitura de Sorocaba confirmou e comentou a reunião com a comitiva com representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, da Coordenação Nacional de Saúde Mental e da Defensoria Pública de São Paulo.
 
Segundo o texto, “durante o encontro, foi formalizada a criação de uma comissão para discutir a saúde mental para que possa ser feita uma avaliação do sistema, viabilizando a construção de propostas para a área. A próxima reunião já ficou agendada para o dia 16 de maio, às 9h, no Auditório do Paço Municipal, localizado no andar térreo do Palácio dos Tropeiros.  Todos os que estavam presentes se comprometeram a participar dessas reuniões que também serão abertas a demais interessados em contribuir com as discussões para a área”.
 
Ainda de acordo com a declaração do poder executivo, “o prefeito Vitor Lippi abordou alguns avanços da rede de atendimento de Saúde Mental em Sorocaba, fez alguns esclarecimentos sobre a atuação dos hospitais e sobre a política municipal da área e informou que há levantamentos em andamento que poderão ser apresentados em breve”.
 
A nota finaliza afirmando que, “para Lippi, a iniciativa da reunião foi muito oportuna, com a intenção de uma atuação colaborativa dos presentes”.(Com reportagem de Rubens Maximiano)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s